4ª edição

Home  »  4ª edição

Aprovado na Lei Rouanet Art. 18 (PRONAC: 113974)

O projeto objetiva incentivar a leitura e ao mesmo tempo fazer uma reflexão junto aos alunos e professores sobre as diversas maneiras de se preservar os recursos hídricos do país, entre os quais o uso consciente da energia, preservação de matas ciliares etc. Trata-se de uma iniciativa multifacetada com três eixos fundamentais que se entrecruzam:cultura, educação e meio ambiente.

A proposta, aplicável a qualquer região do Brasil (urbana ou rural) engloba uma série de ações modulares que incluem a distribuição da obra infanto juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, de cartilha pedagógica, realização de oficinas presenciais com o autor Thiago Cascabulho, elaboração e manutenção de página na internet, produção de vídeos e reportagens, além do acompanhamento da realização das tarefas sugeridas na cartilha junto aos professores e alunos contemplados.

Para esta presente edição, já aprovada no Art.18 da Lei Rouanet, está previsto as seguintes ações e produtos:

    • Livro Amiga Lata, Amigo Rio: impressão e distribuição gratuita de 21 mil exemplares do livro de literatura infanto juvenil para escolas públicas de 30 cidades participantes (a definir). O livro virá com um cartão postal encartado, que consta na proposta pedagógica do Projeto Douradinho e é uma das ferramentas para a interação dos alunos com a leitura e produção textual.
    • Cartilha Pedagógica: este produto será adaptado às regiões de ação da proposta, com impressão e distribuição gratuita de 4.200 exemplares para escolas públicas das 30 cidades contempladas (a definir). Tem o objetivo de melhor equipar professores e educadores para a utilização da obra literária infanto juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio” dentro de sala de aula, em espaços de leitura e bibliotecas.
    • Contação de História:  62 oficinas com o escritor Thiago Cascabulho nas escolas públicas das 30 cidades participantes (a definir). As apresentações serão abertas para a comunidade, gratuitamente e sem restrições. Estimamos o público de 4.340 alunos de escolas públicas, uma média de 70 por encontro.
    • Gestão de resultados: está previsto o acompanhamento remoto da equipe do projeto dos trabalhos a serem realizados pelos alunos. Ao final da execução, durante as viagens para realizar as oficinas, o resultado será recolhido pelo autor, analisado pela coordenação pedagógica e publicado na página do projeto na web, além de constar no relatório que será apresentado ao patrocinador.
    • Site: confecção de uma página do projeto vinculado ao portal www.projetosdouradinho.com.br. O site será permanentemente atualizado inclui o livro e a cartilha em versão digital para download gratuito, blog, galeria de imagens e informações detalhadas sobre o projeto e o patrocinador. Estimamos uma média de mil visitações a página por mês, com um total de acessos ao final de 12 meses de 12 mil pessoas.
    • Documentários de vídeo: ao longo da execução da proposta está prevista a produção de vídeos documentários sobre todos os passos do projeto.
    • Divulgação: a proposta prevê campanhas de divulgação do projeto na internet e em mídias sociais, além de ações de geração de mídia espontânea em veículos tradicionais através de assessoria de imprensa.

Retornos para o patrocinador

      • 100% do valor investido abatido do imposto de renda da empresa patrocinadora.
      • A logomarca do patrocinador constará em todo o material impresso, no livro e nos banners de divulgação.
      • A logomarca do patrocinador será colocada também na página do projeto na internet e nos produtos para download.
      • O nome do patrocinador constará na narração da versão do livro em áudio.
      • O nome do patrocinador constará nos vídeos documentários produzidos.
      • 200 exemplares da obra literária “Amiga Lata, Amigo Rio” e 20 exemplares da proposta pedagógica serão destinados ao patrocinador.
      • O nome do patrocinador será incluído em todas as campanhas de divulgação do projeto.

Histórico do Projeto Douradinho

O Projeto Douradinho é uma iniciativa da empresa Caraminholas Produções com três edições já realizadas através da Lei Rouanet – com o patrocínio das companhias de energia Terna / Taesa entre 2008 e 2011.  Nas três edições já realizadas com sucesso foram distribuídos gratuitamente 55 mil exemplares da obra infanto-juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio” para alunos do 4º ano e 11.850 projetos pedagógicos para professores. Além disso, foram realizados 168 encontros com o autor do livro em 82 municípios de 09 estados brasileiros.  Para mais informações sobre a Caraminholas Produções acessem: www.caraminholas.com