O Projeto

Home  »  O Projeto

O Projeto Douradinho busca incentivar a leitura e ao mesmo tempo fazer uma reflexão junto aos alunos e professores sobre as diversas maneiras de se preservar os recursos hídricos do país, entre os quais o uso consciente da energia, preservação de matas ciliares etc. Trata-se de uma iniciativa multifacetada com três eixos fundamentais que se entrecruzam: cultura, educação e meio ambiente.

A proposta, aplicável a qualquer região do Brasil (urbana ou rural), engloba uma série de ações modulares que incluem a distribuição da obra infanto juvenil “Amiga Lata, Amigo Rio”, de cartilha pedagógica, realização de oficinas presenciais com o autor Thiago Cascabulho, elaboração e manutenção de página na internet, produção de vídeos e reportagens, além do acompanhamento da realização das tarefas sugeridas na cartilha junto aos professores e alunos contemplados. O Projeto Douradinho também pode englobar ações que envolvam artes cênicas e filmes de animação.

O Livro “Amiga Lata, Amigo Rio”

A obra “Amiga Lata, Amigo Rio” foi escrita em 2001, por Thiago Cascabulho, contando as aventuras do pequeno peixe cascudo Douradinho e sua amiga lata em busca de um lugar melhor para viver. De lá para cá, o livro foi adaptado para o teatro, distribuído gratuitamente em tiragens que somam 55 mil livros, foi tema para centenas de contações de história, oficinas e trabalhos escolares. Traduzido para vários idiomas e transportado para o formato digital, ligando-se às mídias sociais, “Amiga Lata, Amigo Rio” espera ainda mais leitores e novos projetos para os próximos anos.

Oficinas / palestras

Nos seus 10 anos de historia, uma lição que a equipe do Projeto Douradinho aprendeu é que não há nada mais estimulante para o pequeno leitor do que o contato direto com o autor de um livro. As centenas de palestras e oficinas realizadas em todo Brasil com o autor Thiago Cascabulho comprovam a idéia de que o contato com o autor, além de incentivar a leitura, pode ser o início da formatação de projetos ambientais em escolas, empresas, associação de moradores e muitos outros espaços coletivos. Veja nossos vídeos documentários e conheça de mais perto como são estas experiências.

Cartilha Pedagógica

Ferramenta do Projeto Douradinho nas escolas, esta cartilha pedagógica formulada e reformulada três vezes com a ajuda da pedagoga Anésia Gílio e da professora Giovânia Alves – e também com a sugestão de centenas de profissionais da educação de todo Brasil – indica alguns caminhos de como melhor utilizar o livro “Amiga Lata, Amigo Rio” e o personagem Douradinho dentro e fora da escola. Este material está disponível para ser utilizado por qualquer pessoa que queira fomentar educação ambiental. Aguardamos sua sugestão!

Cartão Postal

Como é bom receber um cartão postal de quem gostamos! No Projeto Douradinho, o cartão postal é uma ferramenta de incentivo à escrita e aproximação entre escritor e leitor. Vindo com a obra impressa do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, é espaço para a visão da criança sobre o meio em que vive, sua opinião sobre a leitura do livro e sugestões para um mundo sustentável. Nos últimos anos recebemos centenas de cartões postais de crianças de todo Brasil, com poesias, textos e desenhos retratando os rios e sua visão de mundo. Faça também o seu cartão postal e mande pra gente!